contact
Test Drive Blog
twitter
rss feed
blog entries
log in

terça-feira, 16 de novembro de 2010

Nasce em Rio Pardo, no ano de 1769, o marechal João de Deus Mena Barreto. Seria uma criança normal, não fosse o fato de ter sido declarado praça (soldado) quando ainda estava no ventre da mãe. Os pais deste menino, o coronel Francisco Barreto Pereira Pinto e Francisca Veloso Fontoura estavam convictos de que ele seguiria a carreira militar.

Quantos de nós não somos "forçados", mesmo que sem querer, pelos pais a seguirmos a carreira por eles escolhida?! Seja por interesses, por querer que o filho seja seu "aprendiz" ou mesmo por pensar que aquilo é o melhor para eles... Acontece que, como muitos de nós, ele acabou acatando aos desejos e anseios da família e se tornou um militar.
Cabe aqui mencionar que naquela época não eram muitas as opções, e a grande maioria dos homens na idade adulta acabavam se tornando militares. Até porque... como se sabe, o Rio Grande do Sul sofria constantemente com as invasões dos espanhóis e por este motivo, havia uma grande preocupação com a defesa do território. Enfim... nosso personagem de hoje, Mena Barreto alistou-se no Regimento dos Dragões do Rio Pardo no ano de 1801. Ele participou de inúmeros conflitos. E é condecorado Barão de São Gabriel quando retorna da Revolução Farroupilha, no ano de 1846. Ele faleceu no ano de 1849, em Rio Pardo. Seu túmulo encontra-se no cemitério da Igreja dos Passos.

0

0 comentários:

Postar um comentário

Followers

My Blog List